sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Vai pro CADE* ou não vai???

Não bastasse a evidente oligopolização** do atendimento telefônico das operadoras, com as indefectíveis centrais que fazem o cliente digitar / repetir a exaustão seus dados até atingir a glória do atendimento personalizado das atendentes de telemarketing ("vô ta transferindo...") para repetir TUDO de novo, agora fica mais escancarado um certo acordo corporativo que mantém os preços cobrados pelas empresas dentro de um mesmo padrão para os consumidores .
(vide matéria abaixo da FSP de 22/08/2008 - www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2208200815.htm)
Ou seja: nivelam a qualidade dos serviços por baixo e nos faturam por cima (direta ou indiretamente).
Onde está a novidade?

Afinal, a qualidade de grande parte dos serviços prestados desaparece após a venda... será que as empresas não sabem o que é CRM e fidelização? Ou será que vale a pena fazer economia burra mesmo? Ahhhhhhhhhhhhhhhhh!!1

* CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica (http://www.cade.gov.br)
**Oligopólio - situação de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado (dicionário Houaiss)


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2208200815.htm
Folha de São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2008
SDE investiga Vivo, Claro, Oi e TIM sob suspeita de cartel
Teles cobram preço alto por uso de suas redes, enquanto reduzem tarifa a clientesIURI DANTASApós 14 meses de análise de "provas" e indícios, a Secretaria de Direito Econômico abriu processos administrativos contra Vivo, Claro, Oi e TIM, que, juntas, têm 80,6% do mercado de celulares, pela suposta prática de um "cartel soft" e condutas lesivas à ordem econômica.A infração às leis de concorrência seria a cobrança de VU-M (Valor de Remuneração do Uso de Rede Móvel) pelas teles, cerca de R$ 0,40 o minuto.Sempre que uma chamada é direcionada a um celular, é cobrado esse preço da operadora responsável pelo telefone de origem. Ou seja, se um usuário liga de um Claro a um Oi, a Claro paga a VU-M para a Oi. O mesmo vale quando a chamada tem origem num telefone fixo. (...)A análise se baseia em estudos da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), que trata do tema em um acordo específico.No Brasil, o problema encontrado pela SDE é que as quatro maiores operadoras de celular cobram valores altos pelo uso da rede e oferecem baixas tarifas ao público. No curto prazo, o consumidor ganha com uma conta barata, mas, no longo prazo, a saída de concorrentes menores prejudicados pelo alto custo do uso da rede reduz a concorrência. (...)No Brasil, a Vivo venceu licitação do governo mineiro oferecendo tarifa zero aos usuários. Em São Paulo, Vivo e Claro empataram com zero de tarifa. A licitação foi anulada, depois que a Vivo ofereceu tarifa "negativa" -pagar aos usuários do serviço.

As quatro operadoras negaram práticas irregulares quando questionadas pela Secretaria de Direito Econômico. (ID)



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